Presidente do Azerbaijão diz que Rússia abateu avião da Embraer
Aeronave operada pela Azerbaijan Airlines caiu no Cazaquistão, deixando 39 mortos
Por Revista Formosa
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou neste domingo (29) que a queda do avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines (AZAL), ocorrida na última quarta-feira (25) no Cazaquistão, foi decorrente de disparos feitos pela Rússia. Ao todo, 39 dos 67 ocupantes da aeronave morreram.
– Podemos dizer claramente que o avião foi abatido pela Rússia. Isto é um fato e ninguém pode negá-lo. Novamente, não estamos dizendo que isso foi feito intencionalmente, mas foi feito – disse.,
Aliyev também disse que apresentou três exigências para os russos: em primeiro lugar, a Rússia deve pedir desculpas ao Azerbaijão; em segundo lugar, admitir sua culpa; e, por último, os culpados devem ser punidos e os danos causados ao Estado azerbaijano e às vítimas, compensados.
– Essas são as nossas três condições. A primeira foi cumprida ontem [sábado, 28] – disse Aliyev, a quem o presidente da Rússia apresentou um pedido de desculpas pelo "trágico incidente" com o avião da AZAL.
O presidente azerbaijano expressou sua confiança de que as outras exigências de Baku também serão atendidas pelo lado russo.
– Não são problemas ou exigências incomuns; baseiam-se na prática internacional – destacou.
Embora tenha pedido desculpas pelo "fato do trágico incidente ter ocorrido no espaço aéreo russo", o presidente russo Vladimir Putin não admitiu que a Rússia tivesse qualquer responsabilidade pelo incidente da AZAL.
De acordo com um comunicado divulgado pelo Kremlin, o avião de passageiros do Azerbaijão, que voava estritamente dentro do horário, "tentou repetidamente pousar no aeroporto de Grozny", capital da região da Chechênia, na Rússia, seu ponto de destino, em um momento em que as defesas antiaéreas repeliram um ataque de drone ucraniano.
O avião da AZAL, um Embraer 190 que realizava o voo J2-8243 Baku-Grozny, foi finalmente desviado para o aeroporto da cidade cazaque de Aktau, junto ao qual caiu.
Em conversa neste sábado com Putin, Aliyev afirmou que o avião da AZAL, enquanto estava no espaço aéreo russo, sofreu "impactos físicos e técnicos externos e perdeu completamente o controle" e que só graças à bravura e habilidade dos pilotos conseguiu chegar a Aktau e tentar um pouso de emergência.
– A fuselagem da aeronave apresenta numerosos buracos, passageiros e tripulantes ficaram feridos em voo por estilhaços que perfuraram a cabine e os depoimentos dos comissários e dos passageiros que sobreviveram confirmam que houve uma ação externa – disse o presidente azerbaijano.
Aliyev acrescentou que, por proposta da parte azerbaijana, foi organizado um grupo de peritos internacionais para uma investigação aprofundada das causas do acidente, que já iniciou seus trabalhos. A Presidência do Azerbaijão indicou que ambos os chefes de Estado destacaram que "o processo de investigação iniciado em relação à tragédia será realizado com total transparência".
*Com informações EFE
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.