Mais uma reserva ambiental é criada em Mansidão com apoio do MPBA

09/04/2025

Por Revista Formosa

Mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) foi criada na Bahia com o apoio do projeto 'Biomas da Bahia', do Ministério Público estadual. Denominada Campinas de Dentro - Gleba 1, a reserva fica localizada no município de Mansidão, oeste do estado, e foi reconhecida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) no último dia 2. Ela protege, de maneira perpétua, área superior a 155 hectares - o que equivale a 155 campos de futebol - , do bioma Cerrado, na Bacia Hidrográfica do Rio Preto, um dos mais importantes tributários de água para o Rio São Francisco.

Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, o MPBA auxiliou na criação da RPPN em parceria com os Institutos Água Boa e Ynamata e a Fundação José Silveira. Gerente do projeto 'Biomas da Bahia. Ele parabenizou os proprietários rurais pela iniciativa, bem com a Sema, através da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental (Sida) e Diretoria de Política de Biodiversidade e Florestas (DPBio), pelo esforço na tramitação dos procedimentos para criação de RPPNs.

Atualmente, existem 216 RPPNs na Bahia, que são oficialmente reconhecidas, sendo 96 na esfera estadual e 120 federais. Desse total, 76 contaram com o apoio do MP em parceria institucional com Institutos Água Boa e Ynamata para criação ao longo dos últimos anos, afirmou o presidente do Instituto Água Boa, Jorge Velloso.

O projeto 'Biomas da Bahia' foi criado pelo MP em 2022 com o objetivo de construir um modelo de atuação administrativa e finalística, através do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama) de apoio às Promotorias de Justiça de meio ambiente, respectivamente. O projeto visa apoiar a criação e implementação de unidades de conservação do grupo de proteção integral (na Bahia), na categoria RPPN, com objetivo de preservação da biodiversidade do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, biomas existentes no estado, afirmou o Promotor Coordenador do Ceama, Augusto Matos.

O projeto dá continuidade, de maneira estruturada e sistematizada, às ações de apoio à criação de RPPNs que já vinham sendo desenvolvidas pelo MP, seja no âmbito do Programa Floresta Legal ou através de ações individuais de Promotorias de Justiça. Ao longo dos últimos dez anos, o MP buscou apoiar iniciativas de organizações do terceiro setor e, como fruto deste apoio institucional, assegurou a criação de dezenas de RPPNs nos biomas Mata Atlântica e Caatinga.

Fonte:Cecom MPBA - Maiama Cardoso MTb/BA

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.