Formosa do Rio Preto realiza campanha 'Faça Bonito' sobre o combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes

17/05/2024

Confira imagens e vídeo

Imagem: Dircom FRP
Imagem: Dircom FRP

Por Revista Formosa

Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto, na Bahia, promoveu um ato público de manifestação e luta contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento, realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), reuniu centenas de pessoas em uma caminhada pelas ruas centrais da cidade, culminando em um momento cultural e interativo na Quadra Poliesportiva Aby Lisboa.

A caminhada teve início em frente à Praça da Santa Helena, seguindo pela Rua Joaquim Augusto, Avenida Brasil e Rua Anastácio dos Santos, até chegar à Quadra Poliesportiva. Durante o trajeto, conduzido pela senhora Itatiara Martins e pela psicóloga Sthefany Caetano, os participantes ergueram cartazes, entoaram palavras de ordem e distribuíram materiais informativos, conscientizando a população sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.

A caminhada contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Primeira-Dama Luciane Brandão, a secretária de Assistência Social Sueli Serpa, a secretária de Educação Marinélia Rocha, a secretária de Cultura e Eventos Rosilene Carvalho, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Eliel Santos, o secretário de Meio Ambiente Geraldo Martins, os vereadores Joílson do Sucuriú e Zé de Zuza, entre outros.

Ao final da caminhada, a Quadra Poliesportiva Aby Lisboa se transformou em um palco para a celebração da vida e da esperança. Alunos de diversas escolas abrilhantaram o evento com apresentações musicais e culturais, reforçando a mensagem de que a união da sociedade é fundamental na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A secretária municipal de Assistência Social, Sueli Melo Serpa, destacou a importância da participação da população na luta contra o abuso e exploração sexual: "O objetivo da gestão foi de trazer para a população informações sobre a importância do cuidado com as nossas crianças e adolescentes. A Prefeitura está engajada nesta causa por meio de sua Rede de Proteção Social. Porém, reforçamos que denunciar os casos de violência ou abuso é dever de toda sociedade "

Por que dia 18 de Maio?

Em 18 de maio de 1973, uma menina capixaba, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos de idade, foi assassinada. Após seis dias, seu corpo foi encontrado com marcas de violência e abuso sexual e o rosto desfigurado por ácido. Os agressores nunca foram punidos. Depois de uma forte mobilização do Movimento em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes foi instituída a lei federal 9.970/2000 determinando o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em caso de suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie por meio do Disque 100.

O Disque 100 é um canal de denúncia nacional, gratuito e anônimo, disponível para relatar casos de abuso e exploração sexual infantil, além de maus-tratos a pessoas idosas e com deficiência.

Receba as últimas notícias da Revista Formosa no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI! . Siga a Revista Formosa no Google News.