en-Barreiras recebe evento científico

22/11/2022

Por Revista Formosa

Realizar um evento acadêmico, multidisciplinar, apresentando as experiências e soluções desenvolvidas pela Rede Data Science BR no âmbito da pesquisa científica e aplicada em Big Data Analytics, compartilhar e ampliar o diálogo com interlocutores interessados e simpatizantes dos conhecimentos em ciência de dados, transparência e governança. Esse é o objetivo do 1º SAMBA - Simpósio Multidisciplinar de Big Data Analytics que vai ser realizado nos dias 21 a 24 de novembro, em Barreiras (BA), cidade sede da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) que, pela Rede Data Science BR (DSBR) lidera pesquisas com importantes parceiros, como: Ministério da Educação e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Entre as atividades propostas para o 1º SAMBA, estão minicursos que serão ministrados nos dias 21 e 22 de novembro pelos pesquisadores da Rede DSBR, a conferência de abertura Um Samba de Dados, ministrada pelo coordenador da Rede DSBR, Poty Rodrigues de Lucena e a palestra de abertura apresentada por Eduardo Pires Fernandes, coordenador-geral de Governança e Dados (CGGD) da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Ministério da Educação (MEC). O evento é híbrido com possibilidade de participação presencial e remota.

Coordenada pelo professor e pesquisador Poty Lucena, a Rede DSBR desenvolveu soluções em Big Data Analytics, como o Painel Coronavírus, Plataforma Universidade 360º - Observatório da Educação Superior, Painel Orçamentário Financeiro da UFRJ, a nova versão da Plataforma Nilo Peçanha, com incremento de dados orçamentários e de pessoal, além de soluções para coleta de dados e monitoramento de acesso às plataformas desenvolvidas para o aprimoramento das soluções apresentadas a partir da pesquisa que realiza. 

"Nosso trabalho se ancora nos princípios da administração pública relativos à governança, publicidade, transparência e accountability, ampliando as condições de acesso dos gestores públicos, da imprensa, dos usuários dos serviços públicos e órgãos de controle", explicou Poty Lucena. Segundo o pesquisador, após dois anos de criação da Rede DSBR, o 1º SAMBA tem a missão de compartilhar os conhecimentos e experiências: "Pretendemos ampliar o diálogo com nossos stakeholders, mas também com estudantes, especialistas, profissionais de mercado e pesquisadores em diferentes áreas que se simpatizam o tema do evento".

Confira AQUI, a programação ou acesse: www.even3.com.br/samba.