CMDCA de Formosa do Rio Preto lança campanha para fortalecer o FIA via Imposto de Renda

05/04/2025
Imagem e Montagem/RevistaFormosa
Imagem e Montagem/RevistaFormosa

Por Revista Formosa

Nesta sexta-feira (04), no auditório do CETEP Almir Teixeira, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA, lançou a campanha "Amigos das Crianças".

A iniciativa visa estimular a destinação de parte do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

O evento reuniu profissionais da contabilidade, representantes de empresas, contribuintes, profissionais de recursos humanos e demais interessados.

O foco foi sensibilizar especialmente pessoas físicas que optam pela declaração completa do IR e pessoas jurídicas tributadas pelo regime de Lucro Real, quanto à importância de destinar uma parte do imposto devido ao FIA — sem qualquer custo adicional para o contribuinte.

A iniciativa busca mobilizar contadores, contribuintes e empresários, especialmente os que declaram pelo modelo completo (no caso de pessoas físicas) e empresas tributadas pelo Lucro Real, para contribuírem com projetos voltados à infância e adolescência no município, sem custo adicional.

A secretária Sueli Melo destacou que os recursos do FIA financiam ações de inclusão, educação, cultura e proteção para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

"O FIA é um instrumento fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Cada contribuição representa uma oportunidade real de transformar vidas e garantir direitos", afirmou Sueli à Revista Formosa.

O evento contou com a presença da primeira-dama e Secretária de Governo, Luciane Brandão, representando o prefeito Neo Araújo. Representando o Poder Judiciário, Alaece Moreira dos Santos.

Também estiveram presentes no lançamento da campanha o presidente da CDL - Formosa, Abelardo Fernandes, o presidente da ACRIFOR e da AgroFormosa, o contador Sabino Filho, e o contador Udson Neri, que destacaram a importância dos contadores na orientação dos contribuintes para adesão à campanha.

Como contribuir com o FIA

Você pode contribuir por meio do Imposto de Renda na sua Declaração. Para isso, procure o seu contador para orientá-lo ou entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Também é possível ajudar fazendo uma doação direta por depósito na conta do fundo.

  • Banco do Brasil
  • Agência: 1062-6
  • Conta Corrente: 20.282-7

A campanha está amparada pela Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012.

Quem pode doar ao CMDCA?

Pessoas Físicas:

  • Podem destinar até 6% do imposto devido ao longo do ano-calendário, até o último dia útil de dezembro;
  • Também podem realizar uma destinação complementar de até 3% do imposto devido 31 de maio, durante a entrega da declaração anual.

Pessoas Jurídicas:

  • Empresas tributadas pelo Lucro Real podem destinar 1% do imposto de renda devido, inclusive quando o recolhimento ocorre por estimativa.

Mais do que uma doação: um gesto de cidadania

A destinação ao FIA não representa custo adicional para o contribuinte, pois trata-se de redirecionamento de parte do imposto já devido.

Ao participar, o cidadão colabora diretamente para o fortalecimento de políticas públicas essenciais e para a construção de um futuro mais digno para as crianças e adolescentes de Formosa do Rio Preto.

Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.