Clarão ilumina o céu da Bahia

18/12/2023

Municípios do oeste também foram atingidos

Por Revista Formosa

Um clarão iluminou o céu em várias cidades da Bahia, na noite deste domingo (17), o fenômeno foi visto do leste ao oeste do estado.

Em Laje e Mutuípe, cidades do centro-sul, foi possível ver a passagem da bola de fogo. D. Tereza, moradora da 5ª Travessa Dom Vital, em em Mutuípe, disse: "Eu vi o sinal no céu, veio do norte e foi para o sul, era azul, tinha um tom vermelho e violeta."

Em Ibotirama a cerca de 600 quilômetros, também, uma câmera de segurança mostrou a forte iluminação das ruas, às 21h29min.

"Foi muito forte, parecia uma bola de fogo, falei que era um meteoro, ficou todo mundo incrédulo." Disse o leitor ao Mídia Bahia.

O claridade no céu foi vista também em cidades da região nordeste, Serrinha, no sul da Bahia, e no sudoeste.

Na região da Chapada Diamantina, moradores dizem que vários alarme de carros dispararam após o clarão seguido de forte estrondo no Vale do Capão, "Passou um meteoro gigante, uma luz bem bonita e forte. Caiu em direção à trilha do Gavião, no norte do parque, aqui na Chapada. Quando se chocou, fez um barulho muito grande e chega o chão tremeu. Foi muito forte o impacto. Muita gente aqui no Capão viu que o pessoal está discutindo isso até nos grupos de WhatsApp. Foi uma coisa bem bonita, nunca vi algo tão bonito assim", relatou André Maiquinhos, guia especialista em montanhas.

Meteoro ou meteorito causou clarão

A Bramon, observatório de monitoramento de meteoro no Brasil ainda não se manifestou, porém é muito provável que a queda de um meteorito tenha provocado a claridade.

Meteoro ou meteorito causou clarão. O fenômeno aconteceu por volta das 21:35h deste domingo e há relatos que foi visto por moradores de Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Seabra, Oliveira dos Brejinhos, Ibotirama e região.

O que aconteceu?

De acordo com a Nasa, agência espacial que estuda o espaço, o fenômeno faz parte da chuva de meteoros Gemínidas, que teve o pico entre essa semana, e é visível a olho nu em todo o mundo. Essa chuva acontece anualmente, começaram a aparecer em meados do século XIX, e as primeiras chuvas tiveram cerca de 10 a 20 meteoros vistos por hora. Durante seu pico, 120 meteoros podem ser vistos por hora em "condições perfeitas".

O que é uma chuva de meteoros?

A chuva de meteoros é o nome dado ao fenômeno em que muitos meteoros (rochas espaciais) entram na atmosfera da Terra, conforme define a Nasa. A agência explica que à medida que a rocha espacial cai na direção da Terra, a resistência do ar sobre a rocha torna-a extremamente quente, e vemos uma "estrela cadente". "Essa faixa brilhante não é realmente uma rocha, mas sim o ar quente e brilhante à medida que a rocha quente atravessa a atmosfera.", explica a agência espacial dos EUA.

Isso acontece com alguma frequência, porque à medida que um cometa se aproxima do Sol e parte da sua superfície gelada evapora, liberando partículas de poeira e rocha, que são detritos espalhados ao longo do percurso. "Várias vezes por ano, enquanto a Terra faz a sua viagem em torno do Sol, a sua órbita cruza a órbita de um cometa, o que significa que a Terra se choca contra um monte de detritos de cometa.

Confira os registros feitos na Bahia:

Fonte: Mídia Bahia