Caseiro é Morto por Onça no Pantanal Após Avisar Sobre Pegadas do Animal
Formosa do Rio Preto acompanha com apreensão o aumento dos ataques de onças em regiões próximas a áreas habitadas

Por Revista Formosa
Jorge Ávalo, 60 anos, caseiro de um rancho na região de Touro Morto, foi morto por uma onça-pintada às margens do rio Miranda, na cidade de Aquidauana em pleno Pantanal sul-mato-grossense.
O corpo da vítima foi encontrado em uma área de mata, cerca de 280 metros do rancho onde trabalhava. A ocorrência foi confirmada pela Polícia Militar Ambiental (PMA).
O caso foi descoberto após um guia de pesca, que havia ido até o local para comprar mel, encontrar vestígios de sangue e pegadas do animal. Ele gravou a cena e acionou as autoridades.
Durante o resgate dos restos mortais, a equipe se deparou novamente com a onça, que tentou avançar contra um dos homens. Tiros foram disparados, forçando o animal a recuar.
Jorge já havia registrado a presença de onças na região. Em um vídeo gravado dias antes de sua morte, ele mostra rastros do animal e comenta a frequência com que apareciam no entorno do rancho.
Apesar de haver câmeras de segurança instaladas na propriedade, os equipamentos estavam inoperantes no momento do ataque. Imagens anteriores, no entanto, mostram a onça circulando pela área.
Segundo a Polícia Civil, os restos mortais foram recolhidos para o Núcleo Regional de Medicina Legal de Aquidauana, e exames de DNA serão realizados para identificação formal. A causa da morte foi registrada como indeterminada, e um inquérito será instaurado.
Alerta também em Formosa do Rio Preto
A tragédia reacende o alerta em Formosa do Rio Preto (BA), onde moradores da zona rural e até de áreas próximas à cidade relatam o aumento da presença de onças.
Ataques a animais domésticos e rebanhos têm sido frequentes, como o registrado recentemente na localidade de Cumbico, a apenas 6 km da sede do município.
Produtores rurais como Carlúcio Nogueira e Claudemir Santos já deram depoimentos à Revista Formosa, relatando o clima de insegurança. O Sindicato dos Produtores Rurais cobrou ações emergenciais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), mas até o momento, nenhum posicionamento oficial foi divulgado.
Entrevista Com Carlúcio Nogueira
Entrevista Com Claudemir Santos
A Revista Formosa reforça que segue com o canal aberto com as autoridades ambientais e continua aguardando resposta dos e-mails encaminhados ao Inema, Ibama e ouvidorias.
Siga a Revista Formosa no Instagram. Nosso canal no WhatsApp e esteja sempre atualizado! Receba as últimas notícias da Revista Formosa no Google News.



